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Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!

Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!

Mensagempor pirucas em Sexta Jan 02, 2009 1:39 am

Olá a todos,

A pedido de várias "famílias", resolvi abrir este tópico no sentido de abordarmos algumas questões que se pretendem com pneus.

Quais as diferenças entre um pneu reconstruído e recauchutado?

Será um pneu reconstruído muito mais pesado que um pneu novo?

Qual o processo de fabrico destes pneus?

E em termos de segurança?

Pela relação preço/qualidade, compensa comprar um pneu reconstruído em vez de um novo?


Deixo aqui uma série de questões, que provavelmente são comuns a muita gente e certamente haverá neste fórum pessoas com diferente opiniões, mas fundamentalmente com experiências distintas.

VAMOS OUVIR AS OPINIÔES DE CADA UM

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Re: Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!

Mensagempor pirucas em Sexta Jan 02, 2009 1:40 am

Olá a todos,

Apanhei isto noutro forum, permitindo lançar o desafio:

Existem muitas coisas acerca dos recauchutados e dos reconstruidos que são mitos, não sendo especialista no assunto poderei no entanto acrescentar algumas informações que poderão dissipar uma ou outra confusão:

-Pneu recauchutado é um pneu que apenas leva a banda de rodagem nova, bem diferente duma reconstrução.
-Pneu reconstruido, usa a carcaça do pneu novo para suportar uma nova estrutura exterior, em relação ao recauchutado tem a vantagem de não largar o rasto com tanta facilidade (atenção que até nos novos isso pode acontecer).

Num pneu recauchutado existe uma ligação vulcanizada com união nos topos do novo piso instalado, tal como na colagem das borrachas normais os métodos de colagem quimica tomaram o lugar da vulcanização a quente para reduzir custos e evitar a degradação da carcaça pela acção do calor, no entanto a vulcanização a frio tem um indice de ruptura em quente inferior ao da vulcanização a temperatura elevada.

Os pneus dos aviões são recauchutados a frio, por não terem grandes periodos de solicitação e trabalharem sempre "frios" não existem riscos de separação da banda de rodagem, faz sentido usar borracha reconstruida nesse tipo de uso porque o desgaste é enorme em espaços muito curtos, portanto o argumento que os pneus de avião são reconstruidos para corroborar da fiabilidade das recauchutagens é sustentado por pressupostos pouco válidos para a utilização automóvel.

Os pneus reconstruidos por seu turno recorrem a métodos nalguns casos quase tão evoluidos como os usados na produção de alguns pneus novos, não podemos no entanto ter absoluta segurança numa marca de reconstrução de pneus se ela não tiver boa rep***ção no mercado visto que uma carcaça de pneu ao ser "despida" da sua borracha inicial pode ter muitas surpresas, pode ser encontrado no seu interior desde um rasgo estrutural que deveria inviabilizar o seu uso para nova construção, até aos sinais de desgaste ou abrasão nas telas devidas ao uso com excsso de carga ou pouca pressão na primeira vida do pneu, essas carcassas tambem deveriam ser imediatamente descartadas, porque a industria de reconstrução tem neste momento como maior problema a falta de bases por vezes algumas empresas poderão (não estou a afirmar que o fazem!) aproveitar carcaças que já não estão nas condições ideais.

O peso num pneu reconstruido é sinal do nível de tecnologia usado pela empresa de reconstrução,por norma quanto mais próximo do peso do pneu novo tiver o reconstruido mais elevado o standard de qualidade do reconstrutor, visto que a precisão da grosagem (nome dado ao processo de pelo qual se retira a borracha excedente) é um excelente indicador da evolução da unidade, e quanto mais borracha for tirada maior a precisão e conhecimento das carcaças o reconstrutor tem, por outro lado existem moldes de reconstrução que são muito generosos na sua dimensão, logo acrescentam muito mais borracha à carcaça aumentando assim o peso e a possibilidade de desequilibrio de cada pneu.

Agora que as questões do interior do pneu estão faladas podemos abordar a qualidade da borracha, esta é uma questão muito complexa, enquanto a produção de um pneu novo tem um desenvolvimento pensado integralmente o reconstruido regra geral não leva em linha de conta o tipo de telas existentes no interior do pneu, por isso numa mesma marca e no mesmo tipo de piso podemos ter um pneu ou um jogo de pneus excelente e outros muito maus porque a dureza borracha não "casa" com o tipo de estrutura interior.

As borrachas usadas pelas marcas de topo, que se fazem pagar muito bem pelo seu know-how e desenvolvimento, são invariavelmente paradigmas da duração a par com a aderencia, nas marcas de segundo, terciro e enésimo plano a qualidade da borracha por vezes é mesmo inferior à usada pelos melhores reconstrutores.

Em virtude disto eu tenho a minha opinião acerca de pneus recauchutados, reconstruidos e novos bem definida: Para uso recreativo e com grande risco de perfuração (como no todo-terreno) um pneu reconstruido de qualidade com piso bem desenhado é aceitável, desde que o utilizador esteja consciente das limitações que advêm do uso de pneus mais pesados com menor flexibilidade e eventualmente com dureza de piso mais elevada, para uso transporte de carga aplicados em eixos de rodas duplas os pneus recauchutaos são aceitáveis para usos de curso curto, nesse tipo de utilização, mas tambem nos usos de longo curso, os pneus reconstruidos estão perfeitamente adapatados e são mesmo a opção mais acertada por serem uma forma fiável e económica de diminuir o uso dos recursos naturais, para todos os outros usos que impliquem velocidades elevadas, solicitações extremas de aderencia, de fiabilidade ou de uso em temperaturas elevadas só os pneus novos garantem a performance ideal.

Achei interessante este texto e espero que o Mário (autor deste texto) não leve a mal de o publicar neste forum.

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